sábado, 3 de maio de 2014

A Origem da VIDA

Aula sobre a origem da vida 

PAPO RETO - Afinal o que preciso saber para o vestibular?
Abiogênese --> vivo a partir do não vivo
Biogênese --> vivo a partir de vivo
Criacionismo--> Deus fez os animais e eles não mudam (animais não mudar = fixismo)
Panspermia Cósmica --> vida veio com cometas
Biogênese foi  defendida por REDI (experimento com potes e carne) não conseguiu provar, quem provou essa teoria foi o Pasteur ( experimento vidro com pescoço de ganso).
Quem fez a teoria do primeiro ser vivo? OPARIN 
Que elementos haviam na Terra primitiva? CHON

Quem fez o experimento que provou a teoria de Oparin? MILLER


Quer saber mais detalhes?


Linhas de pensamentos que tentaram explicar o surgimento da vida:

  • PANSPERMIA CÓSMICA --> a vida teria vindo em cometas durante a formação da terra. Essa teroria não explica como a vida surgiu, apenas "coloca a culpa nos cometas". O choque que ocorre quando um meteoro cai é forte, o mais provável é que um sere com vida não sobreviveria. 
  • CRIACIONISMO --> acreditava na abiogênese(GERAÇÃO ESPONTÂNEA). Que uma força/sopro vital daria vida ao não vivo. Quem defendia o criacionismo achava que a evolução era mentira, os animais não evoluíam porque Deus criou eles assim, e assim eles eram (FIXISMO).
  • BIOGÊNESE --> alguns cientistas contestaram essa história de não vivo dar origem a algo vivo. Principais defensores da biogênese: 
    1. Redi - experimento com potes e carne. Potes fechados com gases não tinham larvas de moscas. Logo as larvas não surgiram de matéria não viva. Porque não foi aceito? Surgimento do microscópio, apesar de não ter larvas, tinha microrganismos. 
    2. Louis Pasteur - experimento balão de vidro com pescoço de ganso. O ar consegue entrar dentro do "balão de vidro" através do "pescoço de ganso" mas as bactérias (que não tem pernas) não conseguem chegar até o caldo nutritivo feito de cevada e beterraba.

Pasteur prova que a vida se origina através da BIOGÊNESE, mas não consegue dizer de onde se originou a primeira vida.



Quem consegue pensar em algo que explique a origem da vida? OPARIN (1936)

Oparin era um geólogo e quando estava estudando sobre como deveria ser a superfície da terra primitiva criou uma teoria --> Na terra primitiva havia os elementos cruciais para a formação da vida ( Carbono, Hidrogênio, Oxigênio na forma líquida e Nitrogênio), a terra era quente (muitos vulcões) e raios caiam com frequência. Assim os elementos químicos podem ter feito reações químicas e formado aminoácidos (biomolécula necessária para ter vida). Os aminoácidos podem ter se juntado e formado COACERVADOS
Experimento de MILLER (1953) -  conseguiu recriar o ambiente da terra primitiva. Em uma estrutura de vidro ele colocou os elementos químicos que haviam na terra (CHON). Esses elementos eram expostos a descargas elétricas e depois passavam por um condensador. No outro lado havia uma fonte de calor (simulando o calor, pois a terra era mais quente). Esse sistema foi mantido por uma semana e no final foi recolhido amostrar no fundo em "U" e foi encontrado aminoácidos!!!


O que mais é importante saber sobre o primeiro ser vivo?
A teoria mais aceita é que ele era pouco complexo:
HETERÓTROFO --> alimentava-se do que estivesse disponível no ambiente. Produzir o próprio alimento (ser autótrofo) requer um mecanismo muito complexo que provavelmente o primeiro ser não tinha.
ANAERÓBICO--> não utilizar oxigênio para respirar. Lembre-se: não havia oxigênio gasoso na terra primitiva. Aeróbico é quem usa oxigênio para respirar, que não era o caso no nosso primeiro ser.

------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sobre a origem da vida era isso. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida pode ser postada nos comentários.





Nenhum comentário:

Postar um comentário